Páginas

domingo, dezembro 09, 2012

Ninho recheado :)

Oi gente,
Esse domingo teve almoço típico: macarrão! E posso afirmar pra vocês que esse aqui é uma delícia... Você pode rechear com o que você quiser, mas a combinação de carne moída e requeijão fica sensacional e super combina com o prato! Espero que vocês gostem, aí vai a receita...


Ingredientes:
  • 1 pacote de macarrão ninho fino/tipo 1
  • 1/2 kg de carne moída (refogada com alho, cebola e azeitona)
  • 1 pote de requeijão
  • 1 caixinha de molho de tomate
  • 1 pacote de queijo ralado
Modo de preparo:

Cozinhe a massa em água fervida, com um fio de óleo e sal. Obs.: Você vai colocar ninhos o suficiente para cobrir o fundo da panela, a água deve sobrepor a massa em, no máximo, um dedo, para que o ninho não desfaça. Repita o processo até cozinhar a massa toda. Depois de cozida, disponha a massa em um pirex. 
Prepare a carne moída, refogando-a apenas com alho e cebola, e no final acrescente a azeitona (a gosto). Depois de pronta misture o requeijão à carne moída. Recheie os ninhos um por um, com aproximadamente 1 colher de sopa bem cheia. Espalhe o molho de tomate sobre os ninhos e polvilhe queijo ralado. Por fim, leve ao forno para gratinar, por aproximadamente 5 minutos, e voilà!



Espero que vocês gostem! Um beijo e um queijo!

quarta-feira, novembro 21, 2012

Docinhos de festa!

Oi gente,
Sei que eu ando sumida, e podem ter certeza que não é porque eu quero. Como eu já tinha falado, agora que começaram as aulas realmente ficou mais complicado fazer coisas novas pra vocês...
Mês passado minha priminha completou um aninho de vida, e como toda boa festa, tiveram docinhos sensacionais! Além dos tradicionais brigadeiro e beijinho, o que me fez ter vontade de colocar essas receitas aqui, foi um docinho novo e que todo mundo adorou: docinho de paçoca! Espero que vocês gostem também, aí vão as receitas...

Não sei se vocês conseguem ver, mas no fundo, à esquerda, tem uns morangos, que a gente "mergulhou" em chocolate derretido em banho maria. Depois é só colocar na geladeira para endurecer! 


Beijinho de Coco:

Ingredientes:
  • 1 Lata de leite condensado
  • 1 Colher de sopa de manteiga
  • 4 Colheres de sopa de coco ralado
  • Coco ralado para enrolar (a gente fez metade enrolada com coco, e metade enrolada com essas bolinhas coloridas!)
Modo de preparo:
Em uma panela coloque o leite condensado e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo e misture o coco ralado. Em um outro recipiente, com a mão untada de manteiga, enrole os docinhos, passando pelo coco ralado para decorar.




Brigadeiro de Colher:

Ingredientes:
  • 1 Lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 Lata de creme de leite
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo e misture o creme de leite. Distribua em copinhos e é só servir!


Brigadeiro de Paçoca:

Ingredientes:
  • 1 Lata de leite condensado
  • 1 Colher de sopa de manteiga
  • 3 Colheres de sopa de chocolate em pó
  • 4 Pacotinhos de paçoquita
  • Paçoquitas esfareladas para enrolar
Modo de Preparo:
Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate. Leve ao fogo baixo até dissolver tudo, e então misture as 4 paçoquitas esfareladas. Mexa até desgrudar do fundo. Em um outro recipiente, com a mão untada de manteiga, enrole os docinhos e passe nas paçoquitas esfareladas para decorar.

Bom, espero que gostem! Beijinhos com sabor de chocolate :)

quinta-feira, outubro 18, 2012

Fazenda Constância

Oi pessoal,
Na minha última ida a Teresópolis, acabei conhecendo um lugar muito legal. A Fazenda Constância é uma fazenda que cultiva e vende produtos orgânicos, ou seja, sem o uso de agrotóxicos ou fertilizantes sintéticos. Os produtos são colhidos na hora, um mimo, tudo sempre fresquinho! Eu tirei algumas fotos pra vocês verem e espero que gostem tanto quanto eu, e quem sabe façam uma visita.




 Nabos e rabanetes.

Abobrinhas amarelas e Pimenta Cambuci, que é uma pimenta que não tem ardência.

Abobrinhas redondas, berinjelas e tomates italianos.

Alecrim e folhagem da beterraba.

Alfaces lisa, roxa, crespa e batavia.

Pés de inhame, abobrinha amarela (aquelas da foto lá de cima), beterraba e repolho de borda branca.


Plantação de cenouras.

Abóbora ornamental e sua respectiva flor, que é comestível. Em baixo a esquerda é outro tipo de abóbora e a direita é a abóbora brasileirinha, que cresce naturalmente com as duas cores, verde e amarelo.

Línguas de boi, que pra muitas plantações é uma praga, na Fazenda Constância, servem para que as formigas não ataquem direto a plantação.

Pé de milho.

Physalis, uma frutinha muito gostosa que tive o prazer de experimentar!


Manjericão limão.
Amor perfeito, a flor comestível que embelezou a salada do churrasco.


E no enterro dos ossos, nos deliciamos com essa picanha assada, junto com batata doce laranja, também comprada na Fazenda constância. Essa batata doce é como se fosse uma mistura de batata doce com cenoura, sinceramente, MA-RA-VI-LHO-SA! 

Para melhores informações é só visitar o facebook da Fazenda Contância clicando aqui.

Espero que tenham gostado! Beijinhos :)


segunda-feira, outubro 15, 2012

Quiche de Queijo e Quiche de Cebola

Oi gente,
Mais uma vez peço desculpas pelo sumiço! Bom, churrasco de família tem duas coisas que nunca faltam: muita conversa e comida boa. E hoje, diferente do que eu tinha dito, vou postar duas receitas de quiche. Uma de queijo e outra de cebola. Ai vocês me perguntam, e a cuca gaúcha que você tinha falado? Pois é, não deu. Ainda mais agora que as aulas voltaram, pra quem não sabe minha universidade estava de greve. Ainda pretendo fazer, porque tem gente me cobrando, mas ainda não sei quando. Enfim, essas receitas aqui não deixam a desejar e acompanham muito bem vários tipos de carne.
Aí vão as receitas...




Minha preferida, quiche de cebola.


E pra quem não curte cebola, a quiche de queijo também é uma delícia!

Ingredientes:

Massa:
  • 200g de margarina
  • Farinha até a massa desgrudar da mão (Aqui deu mais ou menos 10 colheres de sopa...)
  • 1 colher de café de sal
Recheio (Queijo):

  • 400g de queijo minas
  • 100g de queijo parmesão ralado (separe um pouquinho pra polvilhar sobre a massa)
  • 2 ovos
  • 200 ml de leite
  • Orégano à gosto
Recheio (Cebola):

  • 3 cebolas
  • Azeite ou manteiga (para dourar a cebola)
  • 2 ovos
  • 1 caixinha de creme de leite
Modo de Preparo:



Massa:

Misture com a ponta dos dedos todos os ingredientes. Acrescente farinha se for necessário. A massa deve desgrudar toda da mão (Figura 1). Forre uma forma de fundo removível (Figura 2).

Recheio:

Queijo: Bata tudo no liquidificador. Acrescente leite se for necessário para a massa bater, mas não deixe que fiquei muito líquido. Polvilhe queijo ralado sobre a massa e despeje o recheio lá dentro (Figura 3). Leve para assar em fogo baixo até que doure.

Cebola: Em uma frigideira doure as cebolas na manteiga ou no azeita, o suficiente para que amoleçam. Com um garfo bata o ovo até ficar homogêneo. Junte a cebola e o creme de leite e despeje dentro da massa (Figura 4). Leve para assar em fogo baixo até que doure.

Dica: Depois que você despejar os recheios dentro da massa, abaixe as bordas para que fiquem na altura do recheio. Não faz muita diferença, mas fica bonito e evita que quebrem na hora de desenformar.

Espero que vocês gostem! Um beijo e um queijo :)

domingo, setembro 23, 2012

Rocambole de Doce de Leite

Oi gente,
Bom, a receita de hoje é uma das minhas favoritas. Ela é muito fácil de fazer e é muito saborosa. A minha mãe uma vez "molhou" a massa com suco de maracujá, porque o azedinho quebrava o sabor adocicado do doce de leite. Quando ela me contou que fez isso eu já fiz uma cara de: "Arg, maracujá com doce de leite??", mas gente, quando eu provei, deu super certo e ficou uma delícia! Ai dessa vez que eu fiz, eu resolvi fazer diferente, usei o maracujá em forma de cobertura. Afinal, como eu já disse, bolo sem cobertura não é bolo!
Ai vai a receita...

Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá farinha
  • 1 colher de sopa de fermento
Modo de preparo:
Pré aqueça o forno em fogo médio. Ponha todos os ingredientes, menos o fermento, no liquidificador. Bata bem. Misture o fermento. Leve a massa em um tabuleiro (grande, para que a massa não fique muito grossa) bem untado e enfarinhado. Ponha pra assar, por mais ou menos 20 minutos, até a massa estar levemente dourada e ao espetar o palito, ele saia limpo. Agora vem a parte chata. Antes de desenformar, certifique-se que a massa está bem solta da forma, pois se alguma parte agarrar, pode prejudicar na hora de enrolar. Desenforme a massa em cima de um pano de prato úmido. Espalhe o doce de leite por toda as superfície e não se esqueça das bordas (como minha mãe sempre diz rs). Com a ajuda do pano de prato, vá enrolando a massa. Quando terminar de enrolar, e for servir, ponha a dobra pra baixo. Voilà, é só comer...



Agora vou falar da cobertura, a receita pedia 1 xícara de chá de suco de maracujá da fruta, só que como aqui não tinha, a gente usou suco concentrado. Vou ser bem sincera, eu gostei, mas ficou muito forte. Acredito que com o suco da fruta fique mais gostoso. A receita é a seguinte:
  • 1 xicara de chá de suco de maracujá
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de amido de milho
Leve tudo ao fogo até engrossar, daí é só jogar por cima e servir.

Espero que vocês gostem! Beijinhos :)



quinta-feira, setembro 20, 2012

Italiano da vovó

Oi gente,
Como era despedida, minha avó fez um lanche que eu ADORO! Ela chama de italiano, porque morou muito tempo em Niterói, mas aqui no Rio é o nosso famoso joelho.
Não é tão simples de fazer porque tem que sovar a massa e deixar descansar, mas é tão gostoso de comer que vale a pena o esforço!
Ai vai a receita...


Ingredientes:
  • 1 kg de farinha
  • 1/2 copo de óleo
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 pacote de fermento seco para pão (ou 2 tabletes de fermento biológico, aqui usamos o seco.)
  • 3 colheres de sopa de açúcar (se quiser fazer com recheio doce pode por mais)
  • 1 pitada de sal
Dica: Se a massa estiver grudando muito na mão, pode colocar mais manteiga até ela se soltar.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos. Acrescente o óleo e misture bem, sovando a massa até ela ficar no ponto da figura 1. Deixe descansar por 40 minutos. Em uma bancada limpa, vá abrindo pedacinhos da massa com um rolo (passe farinha na bancada para não agarrar). Faça trouxinhas com o recheio que desejar    (nós usamos queijo mussarela e presunto), que nem a figura 2. Pincele um pouquinho de gema em cima (figura3) e asse em forno médio até dourar (figura 4). Voilà, é uma delícia!



Obs.: Essa receita rende muitos desses "mini-joelhos". Além dessa fornada da foto, a gente fez mais um joelho grande e dois pães. Se você não estiver com tanta fome (hehe brincadeira, a gente não comeu tudo!), a receita pode ser dividida na metade.

Essa é uma ótima ideia pra receber pessoas em casa, é um lanche prático de comer e sempre agrada todo mundo! Beijinhos :)

terça-feira, setembro 18, 2012

Bolo de fubá :)

Oi pessoal,
Hoje eu e a vovó passamos um tempinho na cozinha e fizemos várias coisinhas gostosas, mas por enquanto vou deixar aqui só o bolo de fubá... Esse bolo é super cremoso e muito fácil de fazer! Sabe aquelas receitas que você bate tudo no liquidificador? Então, maravilha né? Bom, maravilha mesmo só quando você comer! hehehe
Aí vai a receita...


Ingredientes:
  • 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 2 ovos
  • 1/2 colher de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de fubá
  • 1/2 xícara de chá de queijo ralado
  • 2 xícaras de chá de leite
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno em fogo médio. Ponha tudo no liquidificador, menos o fermento. Bata bem. Acrescente o fermento e misture. Em uma forma untada e enfarinhada, leve a massa ao forno até ficar dourado e ,ao espetar o palito, ele saia limpo. Por cima decoramos com açúcar e canela, e voilà.

Espero que vocês gostem, aqui a gente adorou. Essa receita tem gostinho de feito pela vovó! Um beijo e um queijo :)

segunda-feira, setembro 17, 2012

Croquete de Carne

Oi gente,
Em visita a casa da vovó, comida boa é o que não falta! Essa semana provavelmente vai ter várias receitinhas diretamente da roça. Minha avó como uma típica mineira cozinha muito bem, e chegando hoje de viagem, já me recebeu muito bem, com muitos croquetes de carne. Eu, como blogueira iniciante, não pude deixar de anotar e fotografar tudo!
Aí vai a receita...

Ingredientes:
  • 1 copo de leite
  • 1 litro de água
  • Cheiro verde a gosto
  • 1 cebola pequena ralada
  • 3 copos de farinha de trigo peneirada (a farinha, você coloca até a massa começar a desgrudar na panela, aqui deu mais ou menos 3 copos)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 kg de carne moída refogada
  • 250g de bacon moído (pode ser picadinho também) frito
  • Sal a gosto
  • Farinha de rosca para empanar
Obs.: Essa receita rende mais ou menos 50 croquetes(desse tamanho da foto).

Modo de preparo:

Em uma panela média, coloque o leite, a água, o cheiro verde e a cebola. Quando ferver vá colocando a farinha e mexendo até dar o ponto de desgrudar da panela. Em uma bacia grande misture a manteiga, a carne, o bacon e o sal. Incorpore a carne na massa, como se estivesse sovando. Faça a massa em rolinhos e passa na farinha de rosca. Depois é só fritar! Voilà, croquetes deliciosos...


Aqui, a gente comeu com tudo que é tipo de molho hehe! Os preferidos são mostarda preta, shoyo e molho inglês. Beijinhos :)

quinta-feira, setembro 13, 2012

Bolo Mesclado :)

Oi gente,
Hoje recebi uma visita muito querida da minha avó. Ela mora no interior do Rio e são muitas horas de viagem, então ela vem pouco. Pra fazer um agrado, de noite, fiz pizza de calabresa e pizza de tomate seco com rúcula... Poréééém, como vocês já perceberam, eu gosto muito de comer doce, então tinha que ter uma sobremesa bem bacana e com muito chocolate, é claro!
Aí vai a receita...

Ingredientes:


  • 4 ovos (claras em neve)
  • 2 xícaras de açúcar
  • 4 colheres de sopa de margarina
  • 1 xícara de leite
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura: Eu pus brigadeiro e coloquei raspas de chocolate.
Modo de preparo:
Pré aqueça o forno em fogo médio. Bata as gemas, o açúcar e a margarina. Misture o leite e a farinha. Adicione as claras em neve e o fermento. Coloque uma parte da massa na fôrma, na outra parte, misture o chocolate e ponha também na fôrma. Se quiser, dê uma mexidinha com um garfo, pra "desenhar" a massa. Leve pra assar por 30 minutos e voilà.

Obs.: Esse meu, eu dividi em três partes, duas brancas e uma de chocolate, de forma que a massa de chocolate ficou no meio, mas isso não difere no sabor, foi só uma frescurinha minha hehe

Espero que vocês gostem! Beijinhos com sabor de chocolate :)




terça-feira, setembro 04, 2012

Brigadeiro de morango *-*

Oi gente,
Outro dia minha tia Eliza me ligou e disse que tinha preparado uma polpa de morango e que queria fazer um brigadeiro. Lembrei logo do brigadeiro de milho que eu fiz e imaginei, bom se com milho deu certo, com morango com certeza vai dar hehe
Enfim, ai vai a receita...

Para fazer a polpa, pique os morangos e bata no liquidificador com um pouco de água e depois é só coar!
Para o brigadeiro é aquela receita tradicional:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de polpa de morango (ou qualquer outra fruta)
  • 1 colher de sopa de manteiga
Põe tudo na panela e meche até dar ponto... Aqui a gente fez pra comer de colher, mas você também pode enrolar...
Antes da foto, queria fazer duas observações:

A cor do meu brigadeiro não ficou legal por que o jeito que minha tia fez a polpa foi diferente. Ela disse que perdeu toda a cor quando ela cozinhou(?) o morango. Não entendi, mas tudo bem, o sabor da fruta ficou perfeito. E dá até pra ver aqueles pontinhos pretos característicos do morango no brigadeiro.

Você pode comprar a polpa congelada já pronta, e vale pra qualquer fruta!



Bom, por hoje é isso! Beijinhos :)

segunda-feira, setembro 03, 2012

Rodízio de pizza!

Oi gente,
Bom, a fim de reunir uns amigos aqui em casa, nada mais comum que comer pizza, certo? Fuçando blogs por ai, achei no Pecado da Gula uma receita muito boa de pizza de liquidificador! O que mais me impressionou nessa receita foi que além de não ter que deixar a massa descansar, ela usa fermento tradicional! Confesso a vocês que eu nunca sovei uma massa, então estava com medo de fazer uma massa de pizza convencional, mas quando eu vi essa, foi perfeito, era tudo que eu queria!
Aí vai a receita...

Ingredientes:
  • 1 1/2 xícara de chá de farinha
  • 1 xícara de leite
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de chá de fermento
Dica: Se você usar ovo caipira, além de dar uma corzinha na massa, ela fica com um saber super especial.

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador, leve ao forno pré aquecido em fogo médio por 20 minutos, em uma forma untada e enfarinhada, e voilà!
Depois é só fazer a cobertura, no meu caso usei molho pronto sabor pizza, queijo mussarela e toppings à vontade! Ai você coloca no forno só mais um pouquinho pra dar uma derretida e mandar pra dentro!



Nossos toppings incluíram cebola, orégano, presunto, calabresa, frango desfiado (eu que fiz, mas tem como comprar pronto congelado) e catupiry! Mas lembrando que existem milhares de opções como o tradicional tomate, rúcula e pra quem gosta de sabores exóticos vale por champignon, atum, aliche, e qualquer coisa que passar pela sua cabeça! 

Ah, e antes que eu me esqueça, eu fiz pizza doce também! Diminuí a quantidade de azeite da massa e pus uma colher de sopa de açúcar. Quando a massa saiu do forno, tinha formado bolha de ar, mas se isso acontecer com você, é só espetar com um garfo e esperar abaixar. Depois cobri com chocolate ao leite ralado (pode ser qualquer chocolate!) e voltei ao forno pra derreter. Ei servi com uma bola de sorvete, mas isso é opcional... Uma pena que eu esqueci de tirar foto :( Mas ficou uma delícia!

Obs.: Uma vez colocado em cima da massa, o chocolate fica horrível para espalhar, então não façam como eu ,que coloquei tudo em um lugar só, e depois tive que me virar pra ficar uma pizza inteira hehe

Espero que vocês tenham gostado e resolvam fazer em casa! E lembrem, se fizerem, tirem fotos e me mandem, porque eu adoro quando a receita de vocês fazem sucesso também! Um beijo e um queijo :)

sexta-feira, agosto 31, 2012

Torta de Limão

Oi gente, 
Recentemente a minha mãe esteve gripada, e então, pra agradá-la fiz uma torta de limão, que é um dos doces preferidos dela! Essa receita suja um pouquinho mais de louça, mas como padrão do blog, é uma receita fácil de fazer, afinal, não é todo mundo que tem paciência e que gosta de cozinhar, né!
Enfim, ai vai a receita...

Ingredientes:

Massa:


  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • Meia lata (150 ml) de creme de leite
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
Recheio:
  • 1 lata de leite condensado
  • 6 colheres (sopa) de suco de limão
  • Meia lata (150 ml) de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de raspas da casca de limão
Merengue:
  • claras
  • 1 xícara (chá) de açúcar






Modo de Preparo:

Massa:
Em um recipiente coloque a farinha, faça uma cova no centro e coloque a manteiga, o creme de leite e o fermento. Misture-os com as pontas dos dedos, até que a massa solte completamente das mãos. Deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira. Abra a massa com um rolo, forre uma forma de fundo removível untada e enfarinhada, fure o fundo com um garfo e asse em forno médio-alto, por cerca de 20 minutos.
Obs.: Como o recipiente que eu coloquei não era muito grande, a minha massa ficou meio grossa.

Recheio:
Em uma tigela, misture bem o leite condensado com o suco de limão. Depois misture o creme de leite e as raspas de limão.

Merengue:
Em uma panela, misture as claras com o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 3 minutos. Retire do fogo e bata em uma batedeira por cerca de 5 minutos ou até dobrar de volume. Desligue a batedeira, recheie a torta com o creme de limão, cubra-a com a cobertura. Retorne a torta ao forno por cerca de 10 minutos, para dourar o merengue. Depois é só por na geladeira (a torta é servida fria) e voilà!

Dica: Decore sua torta com mais raspas de limão, sempre sobra um pouquinho hehe






Espero que vocês gostem e não se esqueçam, se fizerem tirem foto e me mande! O meu email tá ali do lado, no meu perfil! Beijinhos de limão :)


quinta-feira, agosto 30, 2012

Panquecas Americanas

Oi gente,
Hoje eu acordei inspirada e resolvi fazer um café da manhã diferente. Já tinha visto essa receita no canal do YouTube "Ana Maria Brogui", e depois vi de novo no blog Pecado da Gula a mesma. Como ela super rápida e fácil de fazer, eu simplesmente fiz! Me arrisquei até a jogar a panqueca pro alto, mas isso é com vocês hehe
Ai vai a receita...


Ingredientes:
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa (rasa) de fermento
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 xícara de leite (temperatura ambiente)
  • 1 colher de sopa de manteiga derretida
  • 1 ovo
Obs.: Essa receita pode ser duplicada, se você quiser em maior quantidade

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, fermento e sal). Em outro recipiente misture todos os ingredientes "líquidos" (leite, manteiga e ovo) até ficar uniforme. Junte tudo e mexa bem. Coloque em uma frigideira pré aquecida em fogo baixo mais ou menos 1 concha e faça panqueca por panqueca e voilà.

Dica: Se a sua frigideira não for antiaderente, ponha um fio de óleo ou um pouco de manteiga pra não agarrar.




Você pode comer com o acompanhamento que você quiser. Aqui em casa foi de manteiga e requeijão, até nutella, geleia e mel. Essa receita é muito versátil e os ingredientes são coisas que a gente sempre tem em casa. Por hoje é isso! Beijinhos :)


segunda-feira, agosto 27, 2012

Bolo de Chocolate da Carol

Oi gente,
Dia 22 de agosto foi aniversário de uma das minhas melhores amigas, Caroline. Como teve um churrasquinho no sábado, eu quis fazer um bolo de chocolate. Aliás, tinha gente estranhando o fato de eu não ter feito nenhuma receita inteiramente de chocolate. Pois é, mais chocólatra que eu não há, e enfim fiz um bolo digno de Camila.
Aí vai a receita...

Ingredientes:
          Massa:
  • 1 1/2 copos de açúcar
  • 1 ¾ copos de farinha de trigo
  • ¾ copo de chocolate em pó
  • 1 ½ colher de chá de fermento em pó
  • 1 ½ colher de  chá  de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá  de sal
  • 2 ovos
  • 1 copo de leite
  • ½ copo de óleo
  • 2 colheres de  chá  de baunilha
  • 1 copo (250 ml) de água fervente
          Cobertura:
  • 50 g de manteiga sem sal
  • 100 ml de creme de leite (meia caixinha)
  • 2 copos de açúcar de confeiteiro
  • 1/2 copo de chocolate em pó
  • 1/2 colher de chá de baunilha
Obs.: Como estava muito inspirada no dia, a decoração do bolo eu fiz com brigadeiro, mas isso é opcional. É só colocar num saco de confeiteiro com bico de pitanga e inventar o que você quiser.

 Modo de preparo:
          Massa:
Pré-aqueça o forno em fogo médio/baixo, unte e enfarinhe uma forma (do formato a desejar). Na vasilha da batedeira, ponha o açúcar, a farinha, o chocolate, o fermento, o bicarbonato, e o sal e misture. Adicione os ovos, o leite, o óleo e a baunilha. Bata em velocidade média por uns 2 minutos.  Pare a batedeira e limpe as laterais com uma espátula e bata mais um pouco até homogeneizar a massa. Depois disso, adicione a água fervente e misture. A massa vai estar bem liquida. Entorne na forma preparada e leve ao forno por 40 minutos, ou até a faca sair limpa do centro do bolo. Tire do forno, deixe esfriar 15 minutos e desenforme. Deixe esfriar totalmente antes de prosseguir com a cobertura.
          
          Cobertura:
Na vasilha da batedeira, junte todos os ingredientes e bata até formar um creme. Se o creme estiver grosso demais, dilua com um pouco mais de creme de leite. Decore o bolo e voilà.

Eu queria ter tirado uma foto da fatia do bolo pra vocês verem como a massa fica fofinha e molhadinha, mas acabou tão rápido que não deu tempo. A minha receita foi aprovadíssima, espero que a de vocês também seja. Beijinhos com sabor de chocolate :)

sábado, agosto 18, 2012

Strognoff de frango com alho poró

Oi pessoal,
Bom, pra quem achou que eu só fazia doces, ai está uma receita prática, rápida e muito gostosa, pra quando você está com fome e com pressa. Quinta-feira resolvi dar uma inventada na cozinha, e fiz esse prato junto com a minha Tia Eliza. E vou te dizer, foi aprovadíssimo!
Ai vai a receita...



Ingredientes:

  • Azeite
  • 1 Cebola grande
  • 1/2 Limão
  • Sal à gosto
  • 1/2 kg de peito de frango (Nós já compramos cortado pra strogonoff, mas você pode cortar em casa!)
  • 2 talos de alho poró, limpos e cortados em rodelas.
  • 1 caixa de creme de leite
Dica: Como esse strogonoff, diferente do original, não leva molho de tomate, eu coloquei uma colher um colher de sopa de ketchup junto ao creme de leite, para dar um gostinho e uma cor meio rosadinha, mas fica a critério de vocês.

Modo de preparo:

Tempere o frango com cebola, sal e limão. Forre o fundo da panela com azeite e deixa esquentar. Refogue o frango até ele estar totalmente cozido e dourado. Adicione o alho poró e coloque cerca de meio copo de água, para que ele cozinhe. Quando estiver quase seco, desligue o fogo adicione o creme de leite, e voilà.

Sirva com arroz e batata palha (ou sauté). Uma receita simples, mas é sucesso garantido, todo mundo gosta. Beijinhos :)

sexta-feira, agosto 10, 2012

Biscoitos Amanteigados

Oi gente,
Como vou viajar hoje para Teresópolis, passar o dia dos pais, resolvi antecipar essa receita que a minha Tia Eliza faz, e não dá pra comer um só! Esses biscoitinhos são super levinhos e nada enjoativos. Dá pra comer puro, ou pras formiguinhas como eu, pode fazer casadinho com recheio de doce de leite, brigadeiro, goiabada, ou a geleia que você quiser!
Ai vai a receita...

Ingredientes:
  • 1 kg de maisena (amido de milho)
  • 2 colheres de sopa de fermento
  • 300 g de margarina ou manteiga (particularmente eu prefiro manteiga, mas minha tia faz com margarina)
  • 3 xícaras de açúcar
  • 5 ovos grandes
Modo de Preparo:

Em um recipiente grande, amasse todos os ingredientes até formar uma massa uniforme. Estique a massa(aqui em casa foi em uma bancada de mármore), com a espessura que você quiser, em um local limpo e corte a massa com forminhas de biscoito. Se você não tiver forminhas, você pode dividir a massa em bolinhas, moedinhas, ou o formato que você quiser pros seus biscoitinhos, com a mão mesmo! Leve os biscoitos em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno, em forno médio pré aquecido, por 15 minutos. Voilà, seus biscoitinhos estão prontos!



Essa receita é muito fácil, barata e gostosa. Rendem uma boa quantidade de biscoito(não só os que estão na foto). Feliz dia dos pais pra todos vocês! Beijinhos :)

quinta-feira, agosto 09, 2012

Bolo de Banana, Aveia e Mel.

Oi gente,
Essa semana eu estou meio que de molho em casa, machuquei o joelho e o médico recomendou repouso. Como eu sou muito ansiosa e hiperativa, óbvio que eu não ia conseguir passar a semana inteira de cama. Hoje como ia receber uma visita especial, e sabia que a pessoa gostava desse bolo(que eu já havia preparado uma vez), eu resolvi fazer de novo. Porém eu mudei algumas coisas...
Uma coisa que eu não suporto(não é que eu não suporte, é só que eu acho feio rs) é bolo sem cobertura, eu acho tão sem graça, sei lá! Da outra vez que eu fiz esse bolo, eu preparei uma banana caramelada por cima. Hoje eu fiz diferente,  assei o bolo com as bananas e o açúcar no fundo da fôrma(vocês vão entender melhor depois).
Uma coisa que eu queria falar pra vocês é: não façam como eu, se planejem antes de fazer esse bolo. Eu estava tão entediada, que simplesmente levantei e resolvi fazer o bolo, acabei me enrolando toda, e pior, sujei um monte de coisa(aaaah, se minha mãe visse!). Não tinha o fermento todo, mas por sorte tinha o suficiente. Quando fui por a massa na fôrma acabei sujando a borda e um pano de prato quase todo hehe. Quem está acostumado a fazer bolo sabe que, quando fica uma bordinha suja, depois de um tempo no forno , começa a subir um cheiro de queimado! No desespero de ir limpar e acabei tirando uma parte do açúcar que estava untando a forma. Enfim, por linhas tortas, o bolo acabou dando certo. E uma coisa eu posso garantir pra vocês, essa é a receita mais cheirosa que eu já fiz! Nas duas vezes a casa ficou com um cheirinho de banana MA-RA-VI-LHO-SO!
Aí vai a receita...


Ingredientes:
  • 3 Bananas(Na primeira vez usei d'água e dessa usei prata, sinceramente, tanto faz!)
  • 3 Ovos
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 12 colheres de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 200 ml de leite quente
  • 4 colheres de sopa de aveia
  • 1 colher de chá de canela
  • 10 colheres de sopa bem cheias de farinha
  • 1 colher de chá de bicarbonato
  • 3 colheres de chá de fermento
Obs.: Como dessa vez eu não fiz cobertura, untei a forma com manteiga e açúcar. No fundo da forma coloquei 2 bananas cortadas em rodela e polvilhei um pouco mais de açúcar em cima.

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno médio. Amasse as bananas com um garfo e reserve. Bata os ovos. Misture a manteiga, o açúcar. Acrescente as bananas, o mel, o leite, a aveia e a canela mexendo devagar. Misture aos poucos a farinha, o fermento e o bicarbonato. Leve a massa ao forno por mais ou menos 30 minutos e voilà.


Essa receita não tem necessidade de usar batedeira, eu por exemplo fiz tudo na mão as duas vezes. Bom pra gastar umas calorias, já que estou sem andar rs


Aqui em baixo é uma foto da primeira vez que eu fiz esse bolo... Foi devorado tão rápido que não deu tempo de tirar uma foto dele inteirinho!

Detalhe que a forma que eu usei era diferente, tinha formato de coração. Apesar de muito bonita, é meio complicado de saber por onde começar a cortar!

Bom, por hoje é só. Beijinhos :)

sábado, agosto 04, 2012

Bolo de Laranja

Oi gente,
Tava prometendo esse bolo de laranja pra mim mesma desde quinta-feira, já que tinha algumas laranjas aqui em casa... Enfim eu fiz. E vou te falar, uma das melhores receitas que eu já fiz. Rápida, fácil e o melhor de tudo, sujou pouquíssima louça!
Aí vai a receita...


Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1/2 xícaras de chá de óleo
  • 1 xícara de suco de laranja coado
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento
Modo de preparo:

Pré aqueça o forno (fogo médio/baixo). Bata as claras em neve e reserve as gemas. Adicione o açúcar aos poucos. Coloque as gemas uma por uma (não tem problema se elas tiverem misturado, só por de pouquinho em pouquinho) e bata até ficar esbranquiçado. Coloque o óleo em fio e o suco de laranja. Em velocidade baixa coloque a farinha aos poucos (colherada em colherada). Misture o fermento e ponha no forno, deixe assar por mais ou menos 30 minutos e voilà.

Obs.: Como eu não pretendia fazer calda, eu untei a forma com manteiga e açúcar, pois forma uma casquinha caramelizada crocantezinha (uma delícia!). Mas no final das contas achei uma laranja na minha geladeira e fiz uma caldinha, que não rendeu muito por sinal, só com o suco e com um pouco de açúcar. Polvilhei açúcar de confeiteiro por insistência da minha mãe rs.

Beijinhos :)



quarta-feira, agosto 01, 2012

Cupcakes de fubá e brigadeiro de milho :)

Oi gente,
Bom, à pedidos vou publicar hoje a receita dos cupcakes de fubá com brigadeiro de milho.
Essa receita eu fiz pra uma festa julina que eu fui sábado(28/07) e fizeram sucesso hehe
A receita do brigadeiro de milho eu peguei do blog "Jovem Foodie" e dos cupcakes do blog "Pecado da Gula".


Brigadeiro de Milho:
     Ingredientes:
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 latas de milho verde
  • 1 colher de sopa de manteiga
      Modo de preparo:
           Bata no liquidificador o leite condensado e o milho verde por mais ou menos 2 minutos(sempre bom deixar mais um pouquinho). Peneire a mistura numa panela(Pode parecer que não vai peneirar, mas aperte bem que uma hora vai!), guarde o bagaço e nem lave o liquidificador. Na panela, acrescente a manteiga e em fogo médio vá mexendo até ficar em ponto de brigadeiro(como vocês podem ver na foto, o meu ficou mais molinho rs). Deixe esfriar.

       Obs.: Esse brigadeiro é tão gostoso que dá pra comer puro de colher ou enrolado(um dica é enrolar com côco ralado)!

Cupcakes de Fubá:
      Ingredientes:
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de óleo 
  • 1/2 xícara de suco de laranja
  • Bagaço do milho do brigadeiro
  • 3/4 xícara de açúcar
  • 2/3 xícara de farinha de trigo
  • 2/3 xícara de kimilho(farinha de milho em flocos finos pré-cozida)
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó
      Modo de preparo:
           Pré-aqueça o forno(fogo médio) e forre as forminhas de cupcakes(os meus renderam 16). Peneire a farinha de trigo com o kimilho. Reserve. No copo sujo do liquidificador, volte o bagaço, acrescente os ovos, o óleo e o suco de laranja. Bata por uns 2 minutos. Junte o açúcar no copo do liquidificador e bata por mais 1 minuto. Despeje este líquido na vasilha com a farinha e misture até ficar homogêneo. Peneire o fermento e misture bem até incorporar. Distribua a massa nas forminhas até encher 3/4 da capacidade. Leve para assar por 30 a 35 minutos até ficarem levemente dourados. Faça o teste do palito. Tire os bolinhos da forma e deixe esfriarem. Quando o brigadeiro esfriar, coloque dentro de um saco de confeitar com bico pitanga e decore os bolinhos(não precisa ser com esses equipamentos todos! rs)e voilà!

Beijinhos :)

segunda-feira, julho 30, 2012

Inaugurando o Blog :D

Oi gente,
Para estrear o blog, nada melhor do que uma das minhas sobremesas preferidas(aliás, acho que é a preferida de muita gente), hoje eu fiz uma torta alemã!

Mais adiante vou publicar a receita, mas antes queria falar um pouquinho sobre a ideia de criar um blog.
Sábado fiz um bolo de banana e fiz cupcakes de fubá com brigadeiro de milho, esse último para uma festa julina que eu fui. No domingo fiquei com a forte ideia de criar um blog, então conversei com meu amigo blogueiro Guilherme Carbonetti(dono de um dos blogs que eu sigo: "Jovem Foodie"), como eu estava com medo de não me dedicar o suficiente ele até me chamou pra escrever como autora convidada no blog dele sempre que eu fizesse algo em casa e tal. Até ai tudo bem, mas quando eu fui dormir(sabe aquele tempinho que a gente para pra pensar na vida? rs), eu comecei a ter várias ideias e no final das contas, eu não consegui dormir até criar o blog! E vou te falar, foi muito difícil achar um nome, heim? Porque eu não queria ficar presa só no assunto de culinária, mas como esse vai ser o assunto majoritário do blog, tá ai o nome! hehe
Bom, espero que todos vocês gostem, assim como eu estou adorando o fato de ter um blog(sou oficialmente blogueira!)

Aí vai a receita...

Ingredientes:
  • 200g de manteiga sem sal (1 tablete)
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 lata de creme de leite
  • Essência de baunilha(usei 1/4 de colher de chá)
  • 1 pacote e meio de biscoito maisena
  • 1 pacote de biscoito calipso(se vocês preferirem fazer com biscoito maisena, também serve e dá 2 pacotes certinho!)
  • Leite para molhar os biscoitos
Cobertura:
  • 1 barra de chocolate(como eu gosto mais doce, usei ao leite, mas pode ser meio amargo também)
  • 1 caixa de creme de leite

Obs.: O que me chamou a atenção nessa receita, é que ela é muito simples, e não leva ovo. Afinal, ninguém gosta daquele gosto forte quando está comendo, né?

Modo de Preparo:
          
         Creme:
          Bata a manteiga e o açúcar até formar aquele creme clarinho e fofo. Misture delicadamente o creme de leite(se for batido talha!) e a essência. Numa forma de fundo removível(ou um refratário, se não quiserem desenformar) forre o fundo e a lateral com biscoito maisena molhados no leite(no meu, a lateral fiz com biscoito calipso). Por cima coloque uma camada de creme e vá alternando e finalize com biscoito. Leve à geladeira por 4 horas (sinceramente, eu estava tão ansiosa que não aguentei, o meu ficou por 2 horas, e como vocês podem ver, ficou direitinho rs).

          Cobertura:
           Derreta em banho maria o chocolate picado e depois acrescente o creme de leite e mexa até obter um creme liso e homogêneo. Deixe esfriar um pouquinho e espalhe a cobertura sobre a torta. Deixe na geladeira por mais uma hora e voilà, já pode servir.

Bom, vou contar a vocês o que aconteceu com a minha cobertura, eu estava tão ansiosa que a receita original usava uma lata de creme de leite, virei tudo na panela sem dó nem piedade, enfim, meu creme ficou claro e meio sem gosto, mas poxa, justo na estreia do blog nada podia dar errado! Então eu taquei chocolate em pó até ficar escuro e coloquei um pouquinho de açúcar, pra não perder o sabor adocicado.

Enfim, é isso, espero que tenham gostado e queriam experimentar. Mas se fizerem não esqueçam de dizer como ficou!
Beijinhos com sabor de chocolate :)